Considero sucinto e esclarecedor
sobre as hipóteses de escrita, no processo de Alfabetização.
Aproveitem...e se alguém souber a autoria deste material. por favor me
comunique para dar os devidos créditos.
Rosangela Vali
PSICOGÊNESE DA LÍNGUA
ESCRITA
INTERVIR PARA AVANÇAR
Nível Pré-silábico
Características
Principais
PS1
· Escrita com desenhos e garatujas
PS2
· Relação entre o nome e o tamanho do objeto;
· É preciso uma quantidade mínima de letras para que esteja escrito alguma
coisa;
· É preciso um mínimo de caracteres para que uma série de letras sirva
para ler.
O que deve ser trabalhado no nível Pré-silábico
· Atividades com nomes próprios e outras listas: cadernos de autógrafos,
agenda da turma, atividades da semana.
· A relação grafema-fonema (letra-som) com alfabetos cantados, bingo de
letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichário dos
nomes dos alunos.
· Formar o “Tesouro da Classe” com palavras significativas que repertoriem
as crianças.
· Presenciar frequentemente atos de leitura e escrita, observando onde se
lê e como e o que se pode escrever.
· Explorar e manusear as letras do alfabeto em diferentes materiais e
contextos: crachás, rótulos, textos, bingos, etiquetagens, legendas, jogos
(memória e baralho alfabético), colagens e recortes.
· Analisar a quantidade, variedade, posição de letras, comparando,
seriando, completando e classificando palavras pela letra inicial/final, em um
contexto significativo (ex: nomes próprios).
· Atividades com aspectos topológicos das letras: sacola surpresa,
alfabeto corporal, caminhando com as letras, agrupamentos por características
semelhantes, dentre outras.
· Muitas atividades de escrita espontânea e não cópias.
Nível Silábico
Características Principais
· Crença de que cada letra representa uma sílaba (a menor unidade de emissão sonora).
· Quantidade mínima de letras para que possa ser considerada uma palavra.
· Preocupação com o valor sonoro convencional.
O que deve ser trabalhado no nível Silábico
· Presenciar atos de leitura e escrita e ser incentivado a ler e produzir
escritas silábicas para que o conflito em direção ao próximo nível aconteça.
· Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema
(letra-som) para que entenda a constituição de sílaba como, por exemplo,
alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo,
atividades com fichários dos nomes dos alunos.
·Continuar explorando todo alfabeto em jogos, cartões conflito, letras
móveis, forcas,bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, de
palavras (com banco de palavras) legendas em
gravuras.
·Memorização de escrita de palavras significativas e exercícios de
desmontar/montar palavras, descobrir palavras escondidas, completar palavras,
ligar, contar, classificar, comparar, segundo o número de letras, iniciais,
finais e pela ordem das letras.
·Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção
escrita: escrever/ordenar textos que se sabe de cor como músicas, poemas e
histórias em sequência.
· Trabalhar o eixo qualitativo em rimas, acrósticos, cruzadinhas, listas.
· Trabalhar com textos que se sabe de cor para induzir a vinculação do
oral com o escrito, explorando a formação das sílabas, da ordem das palavras nas
frases, da organização da escrita, da estruturação do texto.
· Leituras de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e
escrito.
· Muitas atividades de escrita espontânea de palavras e não cópias.
Nível Silábico alfabético
Características Principais
· Hipótese de transição entre o nível silábico e o nível alfabético.
· Descoberta de que é necessários analisar outras possibilidades de
escrita, uma vez que ela vai além da sílaba.
Nível Alfabético
Características Principais
· Escreve com dois sinais gráficos para cada sílaba oral.
·É importante conhecer o valor sonoro convencional das letras.
· Há necessidade de distinguir algumas unidades lingüísticas tais como:
letras, sílabas, palavras e textos.
· Estar alfabético não significa estar alfabetizado.
Nível Alfabetizado
Alfabetizado 1
Alf1
· Se caracteriza pela hipótese de que, a cada vez que se abre a boca para
se pronunciar uma palavra, se escreve obrigatoriamente uma consoante e uma
vogal, nesta mesma ordem rígida.
Ex: escada – SECADA
Alfabetizado 2
Alf2
· A ordem “consoante-vogal” pode ser invertida.
· Às vezes, a sílaba tem somente uma vogal ou até duas.
· Às vezes, a sílaba tem duas consoantes, ou juntas ou separadas por
vogal.
Ex: pro – PROFESSORA,
jor – JORNAL.
Alfabetizado 3
Alf3
· Constatação de que há sons que deverão ser representados por duas
letras.
Ex: NH, LH, CH, RR,
SS.
Alfabetizado 4
Alf4
· Processo no qual o aluno apresenta mais um conflito e outra descoberta,
a de que uma consoante pode ser desacompanhada de vogal.
Ex: PNEU, OBJETO,
ADVOGADO.
O que deve ser trabalhado nos níveis Alfabético e Alfabetizado
· Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema
(letra-som) para que entendam a construção da sílaba como, por exemplo,
alfabetos cantados, bingos de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo,
atividade com fichário dos nomes dos alunos.
· Atividades que visem descolar a escrita da fala, como no caso das
palavras. CADIADO e KAVALU – as vogais E e O no final de sílabas átonas assumem
o valor sonoro de /i/ e /u/, por isso que se fala /cadiado/ e se escreve
CADEADO, fala-se /cavalu/ e escreve CAVALO, fala-se /leiti/ e escreve-se LEITE.
· Atividades para trabalhar as convenções ortográficas, como: dígrafos
orais (ch, lh, nh, qu, gu, rr, ss, sc, xc) e nasais (am, an, em, en, im, in,
om, on, um, un) como na escrita da palavras “aranha” e “campo” e usos de letras
que representam o som /s/
· Atividade para evitar a hipercorreção (no afã de acertar erra), como na
escrita da palavra CUECA escreve COECA.
· Trabalho intenso de leitura de diferentes gêneros: leitura
compartilhada, silenciosa, em capítulos, em diferentes ambientes, por
diferentes motivos, com dramatização, com interpretação oral, sugerindo
mudanças, criando versões, recriando finais, introduzindo elementos, comparando
narrativas, notícias, enredos, propagandas, explorando rimas.
· Produzir textos: coletivamente, em grupos, em duplas, sozinho, a partir
de imagens, de leituras, de situações, de questionamentos, de necessidades de
informar, divulgar, pesquisar, discordar, concordar, divertir, recontar,
anunciar, convidar.
· Montar e explorar bancos de palavras e construir coletivamente as regras
ortográficas regulares, usar jogos de raciocínio para fixação destas regras.
· Montar e explorar bancos de palavras com dificuldades ortográficas
irregulares.
· Organizar jogos com regras para memorização das mesmas.
· Trabalhar revisão de textos produzidos coletivamente (grupos, duplas) ou
individualmente.
·Trabalhar com a análise linguística de textos bem escritos.
·Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção
escrita.
· Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e
escrito.
SONDAGEM
Inicial e para alunos não alfabetizados
· Ditar uma lista de 4 (quatro) palavras (que não sabe de memória) sem
apoio de outras fontes e uma frase.
· As palavras escolhidas não devem ter vogais em sílabas seguidas. Ex:
PETECA, pois o aluno tem dificuldades em repetir vogais, para escrita na
hipótese silábica – EEA
· A lista deve ser lida pelo aluno assim que terminar de escrevê-la.
· Deve-se ditar 4 palavras começando por uma polissílaba, depois
trissílaba, dissílaba e monossílaba, isto é, numa ordem decrescente de sílabas,
para confrontar com a questão de que é necessário uma quantidade mínima de
letras para que algo seja escrito.
Alunos alfabetizados
· Leitura de um texto pelo professor e ditado de 10 palavras. Para escolha
destas palavras é necessário ter alguns cuidados sobre as diferentes
configurações de sílabas:
1.
V – só uma vogal. Ex: amigo
2.
CV – uma consoante e uma vogal. Essa formação de sílaba é chamada de
canônica, por ser a mais visual de nosso sistema. Ex: loja
3.
CVC – uma consoante, uma vogal e uma consoante. Ex: carta
4.
CCV – duas consoantes seguidas de uma vogal. Ex: claro
5.
CCVCC – duas consoantes seguidas de mais de duas vogais. Ex: transporte
6.
CVCC – consoante, vogal, seguida de duas consoantes. Ex: perspicaz
FONTE: http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/2012/05/alfabetizar-intervir-e-avancar-nas.html
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